quarta-feira, 4 de março de 2015

Período de chuvas favorece contaminação por leptospirose

Nesta época do ano as chuvas são frequentes, elas refrescam e ajudam amenizar o clima. Mas também representam um alerta para os donos de cães, quanto à proteção de uma doença que assombra a estação mais fria do ano: a leptospirose
A doença é causada por uma bactéria, um microrganismo que penetra pela pele, mas que também pode ser ingerido junto com água e alimentos contaminados. Os roedores são os grandes responsáveis pela transmissão da doença através de sua urina, por isso a leptospirose é conhecida como a doença da urina do rato.
Por se tratar de uma zoonose, a doença pode atingir o animal e também o homem. Torna-se um fator de risco para contágio. A gravidade da doença depende da bactéria presente e do funcionamento do sistema imunológico do animal.
A transmissão
Geralmente, após períodos prolongados de chuvas, acontecem as inundações, que são propícias à disseminação e permanência das leptospiras no ambiente, já que desse modo não ocorre a evaporação ou absorção, pelo solo, da urina proveniente de animais infectados, servindo assim como fonte de infecção para animais e humanos.



Cachorro

Sem comentários:

Enviar um comentário